HOMENAGEADOS

Em todas as edições do evento a Federação Catarinense de Teatro homenageia personalidades de reconhecida atuação e importância para o teatro catarinense.

Nesta edição a homenageada será Caroline Lisa Schultz (in memorian), atriz, gestora e produtora cultural da cidade Joinville (SC) e Lucas David, ator, professor, diretor, figurinista e coreógrafo de Penha (SC).


CAROLINE LISA SCHULTZ 
Atriz, produtora e gestora cultural 
* 21/08/1974
+ 08/04/2014

Graduada em psicologia e especialista em Gestão Estratégica da Comunicação e Eventos (Bom Jesus/Ielusc, conclusão 2009). Com especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela UFMG. Atriz e bailarina com mais de 20 anos de experiência foi produtora cultural desde 2000, atuando em diversos grupos de dança, teatro e música da cidade de Joinville fez um importante trabalho para o desenvolvimento da política cultural de Joinville e para o teatro catarinense. 

Era produtora e integrante da Cia. Didois, ao lado de Sabrina Lermenn e Amarildo Cassiano, com quem explorou fortemente a pesquisa em dança-teatro em espetáculos como Samsara, Amor Barato e (R)existência. Produziu espetáculos para os grupos Coral Boca da Noite, Compasso Livre, Chá de Cevada, Mercado de Dança e Teatro e Cia. Joinvilense de Teatro. Também respondeu pela direção artística e dramaturgia do espetáculo Os Gatos, da Orquestra de Câmara Villa-Lobos, da Casa da Cultura. 

Fundadora do Teatro Novo Tempo que completou 10 anos de atividades em 2014, dirigiu e produziu espetáculos que fazem sucesso até então. 

Fora dos palcos foi secretária da Associação Joinvilense de Teatro, gestão 2007-2008, foi 1ª Tesoureira da Ajote na gestão 2012-13, Diretora de Comunicação da Federação Catarinense de Teatro gestão 2010-12 e Vice- Presidente para a gestão 2012-14. Na Fundação Cultural de Joinville, de Janeiro de 2009 a janeiro de 2012 foi Coordenadora de Eventos e fez ressurgir o Carnaval Joinvilense. Participou ativamente da reestruturação do Conselho Municipal de Política Cultural de Joinville a partir de 2010, assumindo o cargo de secretária executiva, onde participou ativamente da construção do Plano Municipal de Cultura de Joinville. 

Seu interesse pela organização e movimentação de grupos representativos dos setores artísticos e desenvolvimento de Políticas Públicas para Cultura contribuiu fortemente para o desenvolvimento artístico em dança e teatro no Estado. Apaixonada pela organização e produção de eventos culturais produziu e coordenou várias edições do Festival Catarinense de Teatro (Joinville, Brusque e Rio do Sul), Congresso Catarinense de Teatro, Mostra Joinvilense de Teatro, Feira do Livro de Joinville, Festival de Dança de Rio do Sul entre outros muitos trabalhos. 

Nos últimos meses de sua vida Caroline coordenou uma pesquisa sobre o universo musical infantil, produzindo um show com repertório inédito de músicas feita para crianças, letras que trazem temas como: cuidado com o meio ambiente, a cultura popular, as coisas boas do Brasil, a curiosidade e as brincadeiras da infância, as histórias, o planeta, as estrelas, a natureza. 

Pela sua importância e relevante trabalho prestados à comunidade artística em Santa Catarina destacamos a fala de algumas pessoas que puderam trabalhar com esta figura que se foi, mas deixou o espírito de 'seguir adiante', construindo um Estado mais artístico e mais cultural:

"No CMPC tivemos o privilégio de deixar-nos contaminar politicamente por sua paixão pela arte, pela cultura e pela vida.... Ficar perto dela era usufruir de uma espécie de garantia de coragem contra a mesmice...Seus grandes olhos falavam coisas de um jeito tão terno e acolhedor que combinando-se com a sua boca em sorriso seduzia-nos para suas lutas... Seus gestos e abraços poetizavam naturalmente nossos encontros... Para nós, a Carol fica agora desocupada de corpo, mas mais plenamente entornada em nós."
Ilanil Coelho Presidente do CMPC – Joinville (Gestão 12-14)

"Caroline era nosso norte, sempre alegre, com seus conhecimentos, criatividade e amor pela arte nos contagiava e fortalecia nosso trabalho." 
Patricia Zimmermann - Produtora do Teatro Novo Tempo

"Ela foi minha aluna desde os sete, oito anos, até a adolescência. Sempre muito bonita e com muita desenvoltura para relações sociais - recorda Lucas. Eu estou muito assustado, querendo saber quem é que toma estas decisões no universo. Esta de abreviar carreiras tão bonitas."
Lucas David - Coreógrafo 

"Eu a conheci bem menina, ainda na Casa da Cultura, quando era professor de teatro e dava algumas aulas para as crianças da escolinha de artes. Lembro que ela foi assistir a Norigama (peça montada nos anos 1980 e polêmica por mostrar nudez no palco), era ainda bem novinha, mas já estava dançando e com esse interesse por arte."
Borges de Garuva - Escritor e diretor teatral

"Quando (Caroline) se deu conta da necessidade de produção cultural na nossa região, ela foi atrás disso e tornou-se fundamental não só para a produção de Joinville, mas também estadual. Carol sempre foi muito altruísta."
Sabrina Lermen - Atriz e diretora - Cia. Didois

No dia 31 de julho o Conselho Nacional de Politica Cultural (CNPC) publicou no Diario Oficial da União uma Moção de Aplausos para a catarinense Caroline Lisa afirmando sua importância para a cultura brasileira pela sua atuação dentro daquele Conselho, como Delegada Nacional, representante do Teatro catarinense.

O dia 08/04/2014 ficará marcado para sempre na vida dos que a conheceram. Caroline perdeu sua luta contra o câncer mas nos deixou o exemplo, a motivação e o norte para que as batalhas na construção de políticas públicas culturais eficientes e na difusão da arte catarinense possam ser vencidas e comemoradas a cada dia!



LUCAS DAVID 
Ator, diretor, figurinista e coreógrafo. 

Um artista que se expressa de várias formas cênicas e visuais, através de performances híbridas, criador, professor de artes cênicas, coreógrafo, ator, bailarino, figurinista e cenógrafo.

Formado em pedagogia, ballet clássico e contemporâneo.

Estuda através da psicologia e psicanálise a reflexão da arte e sua potência humana de transformação. 

Desde criança (em França, SP) fez teatro e quando adolescente atuou e dirigiu em um grupo de teatro amador. Nos anos 70, chegando na capital do estado, fez aulas de Teatro com Florami Pinheiro, se formou em danças clássicas pela Escola Marly Zavar, fez Dança Contemporânea com Paula Martins, Clarisse Abujandra, Ad Adoor, Klaus Viana e outros.

Trabalhou na Cia. de Teatro Demario Bruno, com grupos e cooperativas de dança e teatro. Fez várias apresentações por todo estado de São Paulo. Circulou diversas cidades como bailarino convidado na Cia. de Paula Castro (SP) e apresentações com o Ballet Marli Zavar.

Chega em Joinville (SC) nos anos 90, onde ministrou cursos de Jazz, Contemporâneo e Ballet Clássico na casa da cultura e criou o grupo de Dança dos Alunos da Casa da Cultura. Com a participação de bailarinos convidados, como Iara Fotuna (SP) e a cantora Lirica Maria Izilda (SP) montou diversos espetáculos que contaram com a inestimável participação de Borges de Garuva, diretor e gestor cultural de Joinville,

Criou diversos figurinos e cenários que hoje circulam todo o Brasil em espetáculos de diversas companhias catarinenses e de outros estados.